Guia completo para definir as cores de uniforme da sua empresa

A escolha de cores de uniforme é muito importante para complementar a identidade visual da sua empresa. Uma dúvida muito pertinente que recebemos é: como escolher a cor certa para o meu uniforme?

Por ser uma importante ferramenta de comunicação com os clientes e com o mercado, a escolha da cor deve ser feita com muita cautela, levando em consideração alguns requisitos importantes.

Continue a leitura do texto que nós vamos explicar quais são esses requisitos e explicar quais os sentimentos que cada cor transmite às pessoas de acordo com a Psicologia das Cores.  

Qual a importância de escolher as cores de uniforme corretamente
Cada empresa é singular. O que isso significa? Que todas se posicionam de formas distintas de acordo com o contexto em que estão inseridas e qual mensagem deseja passam para os seus clientes e seu mercado. 

Por isso, na hora de fazer a escolha das cores do uniforme é importante se perguntar: Por exemplo, funcionários que trabalham dentro de escritórios possuem funções diferentes daqueles que trabalham no chão de fábrica? É uma empresa mais tradicional ou mais moderna? É uma fábrica ou um escritório? A linguagem usada para falar com os clientes é formal ou mais informal?

Identidade da marca nas cores de uniforme 
O primeiro passo é analisar a identidade do seu negócio, as cores, o logo e o ambiente. Todos esses fatores irão te auxiliar na escolha das cores certas, criando uma harmonia entre os uniformes e a identidade da empresa.

Como criar essa harmonia? Escolhendo cores que façam parte da empresa! Assim irá fortalecer sua marca, fazendo com que o cliente relacione o atendimento que está recebendo de seu colaborador com a sua empresa.

A logomarca pode ser um fator determinante, mas não se apegue muito a isso! A tendência agora é combinar as cores de acordo com o que cai bem. Claro que conseguimos unir o útil ao agradável. Por exemplo, se você tem uma logomarca preta – podemos confeccionar uma camisa branca com detalhes em preto!

Escolha uma cor que harmonize com o ambiente e com as pessoas
É muito comum algumas pessoas optarem por cores que fazem parte ou predominam no ambiente de trabalho em si, mas não necessariamente a cor do ambiente precisa combinar com a cor do uniforme, por isso, nossa dica é optar por cores que harmonizam com ambiente, sem trazer um peso visual!

A sensação que se quer passar para os clientes e colaboradores também é importante, por exemplo, cores mais fortes como vermelho, azul escuro por exemplo tendem a cansar mais as pessoas.

Diferentes funções dos colaboradores
Outro fator importante para decisão das cores certas para o uniforme profissional é analisar as diferentes funções dos seus colaboradores. Usar branco em ambientes de estoque, manipulação de produtos e limpeza pode não ser uma boa ideia!

Por exemplo, para um profissional de serviços gerais, estoques e manutenção que realizam função pesada e ficam expostos a impurezas, devem evitar o branco e apostar em cores mais escuras para disfarçar as manchas e com a alta frequência de lavagem não desbotar. 

Já para área administrativa você poderá optar por cores mais claras, evite cores mais abertas e chamativas para não chocar o cliente. 

O tipo de tecido escolhido 
Tecidos de fibras naturais como 100% algodão desbotam com facilidade, por isso, os uniformes escuros com este material tendem a ter uma durabilidade menor. A melhor saída nesse cenário pode ser escolher tecidos que misturam poliéster e algodão, como  o piquet PA que possui 50% de algodão e 50% de poliéster, auxiliando na maior vida útil das peças.

Psicologia para escolher as cores de uniforme 
A escolha das cores não pode ser feita puramente por gosto pessoal. Existem estudos sobre a psicologia das cores, que comprovam que elas são elementos de estímulo imediato, capazes de provocar sensações positivas e negativas nos observadores. 

Por isso, a escolha das novas cores de uniforme deve ser pensada de acordo com a mensagem que a sua empresa deseja transmitir. Confira a sensação que cada cor passa para fazer a escolha certa:

Azul
O azul é uma cor fria, relacionada com sentimentos como inteligência, credibilidade, tecnologia, confiança e harmonia. É ideal para empresas que querem se conectar com clientes a partir dessas sensações.

Além disso, o azul com tons claros despertam também o sentimento de delicadeza e suavidade. Já os mais escuros, profundidade e sabedoria. O azul também tem sido bastante usado por empresas de redes sociais, como o Facebook e de tecnologia, como Intel, Dell e IBM.

Vermelho
Vermelho é considerada a cor do caliente e visceral. O vermelho é uma cor poderosa e traz à tona a paixão, o instintivo e também o imediatismo. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. 

Por outro lado, a visão da cor estimula reações cerebrais e corporais, como a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração que desperta sensações de energia, extroversão e aumenta a sensação de fome. 

Amarelo
Assim como o vermelho, o amarelo é uma cor quente, que chama atenção e inspira atitude. Essa cor também transmite abundância, otimismo, jovialidade, criatividade, alegria e curiosidade.

Se está a procura de transmitir esses sentimentos em seus clientes, o amarelo é uma cor que pode auxiliar muito na hora de inserir em um uniforme.

Verde
O verde representa a natureza e está muito ligado à esperança. Além disso, simboliza a boa sorte, juventude, liberdade, renovação, crescimento, equilíbrio e tranquilidade.      

Roxo
Muito relacionado com a concentração, mistério, poder, criatividade, intimidade e transformação, o roxo é uma cor para “sair da caixinha”. Usado de forma criativa, é ótimo para ser usado quando se busca fugir do convencional.

Laranja
Transmite calor, simpatia, diversão, criatividade, otimismo, determinação e equilíbrio. O laranja é uma cor que, além de chamar a atenção, é convidativa, energética e amigável.

Branco
O branco sem dúvida é a cor mais utilizada em uniformes, principalmente quando a padronagem das roupas é feita por meio de camisetas.

O banco é a cor que remete à segurança, conservador e se adequa a qualquer necessidade e público.

No entanto, o banco é também  a cor do reservado, ideal para profissionais que não precisam e não querem chamar muita atenção, como os profissionais da saúde.

Preto
Muitas marcas de luxo usam e abusam do poder e da autoridade do preto.

A cor é um up das sensações do roxo misturado com o vermelho, o que resulta em sofisticação e elegância, mas também, e mistério e intimidação.

É bastante usado por equipes de staff de grandes espetáculos, por equipes de cabeleireiros de salões e restaurantes mais requintados, também por profissionais que precisam impor autoridade, como seguranças e agências policiais.

E ainda para dar sofisticação ao uniforme de garçons e recepcionistas.

 

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